Quem Somos?

O Grupo Comunitário da Alta de Lisboa (GCAL) é um grupo de diferentes organizações (IPSS, ONG’s, Associações, Empresas e Entidades Públicas) que desenvolvem actividades, da mais diversa natureza (Saúde, Educação, Emprego, Segurança, Ambiente, Juventude, Desporto, etc) no território da Alta de Lisboa, que compreende as Freguesias da Charneca e do Lumiar.

Breve História

A criação do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa resultou da necessidade, identificada pelos actores locais de criar uma nova dinâmica no território no período pós-realojamento, capaz de promover uma melhor articulação e funcionamento interinstitucional, de adoptar estratégias comuns e potenciar recursos na tentativa de melhor servir a comunidade local.

O início do processo de constituição do GCAL (2005) resulta da retoma de alguma dinâmica de trabalho desenvolvido em parceria, no Bairro da Cruz Vermelha, entre 2001 e 2003. Considerando a localização geográfica da intervenção e das instituições no Lumiar, o Grupo assume-se, então em 2005, como um colectivo de parceiros da Alta de Lisboa/Lumiar.

No início de 2007, adopta a sua actual denominação – Grupo Comunitário da Alta de Lisboa -, sendo duas as ordens de razão para a passagem de Grupo de Parceiros a Grupo Comunitário: a integração em 2006, de associações de base local (ABL) – como a AMBCVL e a ARAL – na sua dinâmica; e a abertura à integração de organizações da Freguesia da Charneca também com tradição de trabalho comunitário nos antigos Bairros – Musgueira Norte e Sul, Quinta Grande, Quinta da Pailepa, Quinta do Louro e Calvanas.

Movido pela vontade de mudar, de fazer a diferença, de capacitar e dar voz à comunidade, este conjunto de instituições, baseando-se na sua diversidade, mas também na sua complementaridade, procura enfrentar o desafio de actuar de forma mais aprofundada e integrada, com base num plano de trabalho conjunto e de forma a que a intervenção se traduza em benefícios reais para o território.

Fazem parte do Fórum Alargado do GCAL os seguintes parceiros:

14 respostas a Quem Somos?

  1. Sílvio diz:

    Gostaria de saber o que posso fazer para ser inscrito no vosso Grupo Comunitario?
    Fico por aqui aguardando a vossa reposta e orientação.

    • gcalx diz:

      Caro Silvio,
      Obrigada pelo seu contacto. Quando diz inscrever-se é em que sentido? participar nas reuniões, receber as informações regulares, colaborar nas actividades?
      Mónica Azevedo (Grupo Comunicação)

  2. Sou guineense, mas nao sei se posso fazer parte da vossa organizacao, a fim de poder participar com vosco nos eventos realizados pela vossa organizacao.

    Obrigado
    Ana Joao Afonso Bagine

    • gcalx diz:

      Cara Ana Afonso,
      A melhor maneira é ir estando atenta ao site e inscrever-se nas actividades que lhe parecerem mais interessantes. Algumas são organizadas pelas instituições individualmente e outras pelo Grupo Comunitário. Habitualmente há um contacto indicado nas notícias.
      Obrigada pelo contacto
      Mónica Azevedo (Grupo de Comunicação)

  3. Cláudia Silva diz:

    Olá
    o meu nome é Cláudia e gostaria muito de colaborar em actividades promovidas pelo grupo comunitário. Como o poderei fazer?

  4. MARIA DELCOURT diz:

    Bom dia ! somos um grupo +TIMOR que pretende desenvolver um pequeno projecto para Timor. Gostaria de saber se podemos aceder aos vossos apoios.
    Obrigado
    Maria Delcourt

  5. Mónica Vieira diz:

    Sendo docente e tendo mestrado em relações interculturais gostaria de saber de que modo poderia eu contribuir/trabalhar convosco…no sentido de poder ser útil e ajudar quem de fato precisa, dentro do que me for possível. Obrigada.

    • gcalx diz:

      Bom dia

      Eu apenas reencaminhei esse mail e como tal não tenho nenhuma responsabilidade ou envolvimento nesse processo, assim como também não o tem a Fundação Aga Khan. Pelas indicações que me foram dadas este mail, no qual foram acrescentados os meus contactos profissionais para dar mais credibilidade, é uma fraude com vista à obtenção de contactos para alimentar bases de dados. Peço o favor de reenviarem esta msg a quem vos mandou o mail ou para os sites onde o encontraram para se conseguir fazer parar o processo.

      Obrigada
      Mónica Azevedo

  6. Olá, boa noite
    Somos o “Projecto Crianças Felizes” e gostaríamos de colaborar com o Grupo Comunitário na área da educação e desenvolvimento pessoal, através da realização de cursos, workshops e actividades para crianças, pais e professores, na área da psicologia positiva, educação emocional, gestão de conflitos, mindfulness, promoção da auto-estima, educação em valores e outros temas associados. Como o poderemos fazer?
    Obrigada
    Isabel Gomes

  7. paulo sergio diz:

    ola monica eu gostaria de saber se associação fim do mundo tabem faz parte do grupo alta de lisboa ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: