Actividades Comunitárias

 

Desejos ao Alto (Março 2010)
Recolha de Desejos dos moradores (a partir das entidades e associações locais) da Alta de Lisboa em categorias como Educação, Saúde, Segurança, Sociedade, Acessibilidades, etc e lançamento público dos desejos no Parque Oeste.

 

O Bairro é a minha Cara (Setembro 2009)
O Viver na Alta de Lisboa propôs um projecto de intervenção urbana e social ao Grupo Comunitário da Alta de Lisboa (GCAL) -composto de dezenas de Instituições, Associações e Entidades que operam no Bairro. A ideia é simples e tem por base um diagnóstico empírico que qualquer um de nós faz sobre a Alta de Lisboa: a existência de inúmeros tags e grafittis, assim como a destruição dos espaços públicos. A ideia era então desenvolver um projecto que envolvesse toda a comunidade para intervir no Bairro com:

  1. Acções de pintura em locais previamente escolhidos
  2. Acções de limpeza e remoção de grafittis e tags abusivos
  3. Recuperação/reconstrução de espaços públicos vandalizados

Depois de apresentada esta ideia no GCAL, foram diversas as Instituições, Associações e Entidades que quiseram aderir (cerca de 13 entidades que envolvem crianças, jovens, adultos e idosos). Os trabalhos começarão no início do ano lectivo e serão acompanhados de perto em reportagens no Viver na Alta de Lisboa.

Passagem Pedonal Parque Oeste

 

Semana da Europa (Maio 2009)
Para assinalar o Dia da Europa, em 2009, decorreu no Alto do Lumiar, de 6 a 8 de Maio, a Semana da Europa, organizada pela CEDL – Casa da Europa do Distrito de Lisboa, em parceria com a Mediateca do Centro Social da Musgueira, no âmbito do Grupo de Escolaridade do GCAL. As actividades contaram com a participação de diversos parceiros do GCAL e envolveram crianças, jovens e adultos dos Jardins de Infância, Escolas e outras Instituições que operam na Alta de Lisboa. Entre as actividades realizadas, tendo por base temas europeus, destacaram-se exposições, ateliês de pintura e desenho, jogos educativos, representações teatrais, colóquios e debates.

 

Feira do Emprego (Maio de 2009)
Actividade realizada no âmbito da Rede para a Empregabilidade do GCAL que se realizou na Quinta das Conchas e que congregou um conjunto variado de entidades locais e sectoriais, tais como Escolas de Formação, Empresas de Recrutamento, Instituições Locais que trabalham na área da empregabilidade e Empresas, dirigido ao público desempregado  e escolar em fase de escolhas profissionais.

 

Exposição de Memórias da Alta de Lisboa (Junho de 2006)
Recolha e Exposição das Memórias da Alta de Lisboa na Quinta das Conchas. Pretendeu-se mostrar a todos os aspectos mais positivos da Alta de Lisboa, conhecer as raízes, as origens e a cultura da população local, esbatendo medos e receios dos novos moradores da Alta de Lisboa (com características sócio-economicas e culturais muito diferentes). Para o efeito, envolveu-se a população no processo de recolha. O objectivo era a integração da população realojada com os novos moradores da Alta de Lisboa. Foram 3 dias de exposição após longos meses de recolha e preparação. A acção foi realizada no jardim público da Quinta das Conchas e contou com uma grande adesão do público. Parceiros: 18 entidades locais pertencentes ao Grupo Comunitário da Alta de Lisboa.

 

Eu e o Meu Bairro (Julho de 2005)
Elaboração de um Mural comunitário de azulejos com 44 m, envolvendo 250 crianças e jovens do Bairro. Pretendeu-se reforçar o espírito de identidade do novo Bairro após o realojamento e já inserido na Alta de Lisboa. Simultaneamente, pretendeu-se criar/reforçar o sentimento de pertença à Sociedade, contrariar divisões territoriais existentes no Bairro, estimular a interacção da Comunidade com as Instituições/Entidades locais e fomentar o trabalho em parceria. Envolveu 18 instituições locais, todas pertencentes ao Grupo Comunitário da Alta de Lisboa.

One Response to Actividades Comunitárias

  1. […] Depois de duas semanas consecutivas a adiar a actividade do restauro do Parque Oeste, devido às condições climatéricas, fizemos a dança do sol e a chuva deu-nos tréguas. Esta 6ª feira, dia 12 de Março, estivémos todos no Parque Oeste para lhe devolver a limpeza. O Bairro é a minha Cara arrancou! […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: