exposição a decorrer até dia 22 de Dezembro na galeria Lumiar Cité

exposição Uma Espécie de Sombra, de James Newitt

Na exposição Uma Espécie de Sombra, de James Newitt, imagens estáticas e em movimento, que compõem uma instalação de vídeo e fotografia, são combinadas com textos e desenhos, partes de um guião cinematográfico e de uma série de “mapas mentais” apresentados no interior e na fachada de vidro do espaço. A luz vinda dos vídeos funde-se com a luz do dia, diluída por uma película reflexiva que cobre as janelas da galeria. Projetado em ambos os lados de uma tela suspensa, o vídeo retrata dois jovens pugilistas que, treinando sozinhos em frente a um espelho, só se enfrentam num espaço imaginado. O movimento da câmara enquanto filma e rodeia o protagonista antecipa o movimento do espectador em redor da tela, o que produz novos reflexos nas janelas do espaço da galeria. O espectador posiciona-se física e mentalmente nos domínios heterotópicos de um clube de boxe e de um espaço de arte, ambos concretizados nos limites esbatidos das respetivas esferas de atuação e num território comum, a periferia de Lisboa. A reflexão de corpos no impossível “lá” da imagem refletida no espelho funde-se com a imagem “real” da paisagem da Alta de Lisboa, que existe apenas para além da moldura.

James Newitt (1981, Hobart, Tasmânia) expôs o seu trabalho em diversos museus e galerias, dos quais se destacam: Art Gallery of New South Wales, Sidney (2013), Queensland Art Gallery/Gallery of Modern Art, Brisbane, Austrália (2012); Tasmanian Museum and Art Gallery, Hobart (2011 e 2009); Rosalux, Berlim (2010 e 2009); Gallery of Fine Arts, Split, Croácia (2010); Museum of Contemporary Art, Sidney (2010); Monash University Museum of Art, Melbourne (2008); e Art Gallery of South Australia, parte da Biennial of Australian Art, Adelaide (2008). Recebeu vários prémios, incluindo o City of Hobart Art Prize (2010) e o Qantas Foundation, Encouragement of Contemporary Art Award (2009). Entre 2012 e 2013, recebeu uma bolsa do Anne & Gordon Samstag International Visual Arts Scholarship.

Este projecto contou com o apoio da Escola de Boxe do Grupo Recreativo e Desportivo do Bairro da Cruz Vermelha.

Lumiar Cité

Rua Tomás del Negro, 8A

Alta de Lisboa

1750-105 Lisboa

Quarta-Feira a Domingo, 15h00 às 19h00

Aceitam-se marcações de visitas guiadas para grupos, dirigidas pelo serviço pedagógico de forma gratuita. Para isso, poderão ser utilizados os telefones

nº 213521155 / 21 7551570.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: