Exposição no Lumiar Cité- ” Labour in a single shout”

No espaço Lumiar Cité decorre até 16/06/2013 a exposição “Labour in a Single Shot”. Trata-se de um projecto de Antje Ehmann e Harun Farocki, em colaboração com Alice Creischer, Andreas Siekmann e trinta e seis artistas ou coletivos de seis cidades diferentes, debruçado sobre o tema do trabalho.

Nos seminários que o conceituado realizador Harun Farocki dirigiu em várias cidades do mundo, os participantes foram desafiados a desenvolver projetos sobre o tema do trabalho em formato vídeo, que constassem de um único plano com duração limitada. Segundo o conceito de Antje Ehmann e Harun Farocki, a exposição que agora inaugurou resulta numa instalação composta por uma seleção desses filmes, incluindo os do grupo de Lisboa, e pictogramas da autoria de Alice Creischer e de Andreas Siekmann. Um dos elementos centrais da instalação é dedicado ao filme dos irmãos Lumière “A Saída dos Operários das Fábricas Lumière” (1895), que documenta uma cena de trabalhadores a saírem do local de trabalho. A inclusão desta obra fundadora do cinema enquadra um bloco de trabalhos que resultam de leituras atuais da situação documentada.

Os vídeos, com a duração máxima de dois minutos (o filme referência dos Lumière dura cerca de um minuto), retratam o trabalho em seis cidades da Europa, Ásia e América. O ponto de partida deste exercício, para além do tema, foi permitir a reflexão sobre questões relacionadas com o registo fílmico de um processo repetitivo e de como encontrar o seu princípio e fim: A câmara deveria estar em movimento ou num ponto fixo? Será possível filmar de uma forma estimulante e num “plano único” a coreografia de um processo de trabalho? Que tipos de trabalhos são visíveis no centro e na periferia da cidade? O que é típico e o que é invulgar numa cidade e que tipo de trabalho se poderia tornar num desafio cinematográfico?

Aceitam-se marcações de visitas guiadas para grupos, dirigidas pelo serviço pedagógico de forma gratuita. Para isso poderá ser utilizado os telefones nº 213521155 / 21 7551570.

ImagemImagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: