Policiamento Comunitário “Alta de Lisboa mais Segura”

Desde 21 de Novembro de 2011 a Alta de Lisboa conta com o Policiamento comunitário “Alta de Lisboa mais Segura”, através do patrulhamento numa fase inicial por dois agentes da Polícia Municipal de Lisboa.

O Policiamento Comunitário Alta de Lisboa Mais Segura tem por objectivo contribuir para o bem-estar geral da população da Alta de Lisboa, em articulação com outras organizações que actuam no mesmo território, através de uma intervenção preventiva que contribua para a redução dos comportamentos anti-sociais e para o aumento do sentimento de segurança na população.

Imagem

Para alem do patrulhamento apeado, o Policiamento comunitário desenvolve também actividades dirigidas nomeadamente a grupos mais vulneráveis, como idosos (por exemplo, workshops sobre comportamentos e regras de segurança), jovens (por exemplo, visitas de estudo às instalações da Polícia Municipal, para diminuir a barreira entre os jovens e as instituições policiais) e para as crianças (por exemplo, a visita de agentes da polícia a escolas para debaterem temas como a preservação do espaço público, bullying, entre outros). Através destas actividades, os participantes são envolvidos na reflexão sobre como criar uma comunidade mais segura, assim se procura contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania activa.

Como surgiu?

O projecto “Alta de Lisboa Mais Segura” começou em 2009, através da participação da Polícia Municipal no grupo comunitário GCAL – Grupo Comunitário da Alta de Lisboa. Em 2010 foi criado um grupo de trabalho no GCAL, específico para lidar com questões de segurança – o Grupo de Segurança – constituído pela Polícia Municipal e parceiros do GCAL, com a missão de planeamento da ida para o terreno de uma equipa de policiamento comunitário. No seguimento dos encontros com a população para identificação das principais problemáticas sentidas pela população e zonas críticas no território, este Policiamento procura dar resposta às necessidades identificadas na comunidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: