ASSEMBLEIA DA FUSÃO

Da esquerda para a direita. Dra. Assunção de Sousa, Dra. Rosa Araújo, Dra. Alexandra Coutinho, Dra. Celisa Santos, Dr. Ladislau Caboko, Dr. Edson Pinheiro, Dr. José Manuel Costa, Hadler Carvalho e o Dr. Eduardo Kiesse

Realizou-se no passado dia 18 do mês em curso a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Apoio ao Estudante Africano (AAEA) no hotel PRÍNCIPE em Lisboa para a eleição de novos corpos sociais para o biénio 2012-2014. A reunião magna contou com a participação de vários membros da AAEA, estudantes lusófonos, representantes da comunidade africana e portuguesa e foi presidida pelo Dr. Arcádio Miranda e secretariado por Hadler de Carvalho.

A abertura da Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorreu 45 minuto depois da hora prevista (16horas) na voz do Presidente cessante Dr. Adilson Melício, com a aprovação do relatório de atividades e do relatório de contas do mandato anterior feito pela secretária para administração e finanças da AAEA Dra. Assunção de Sousa.

Depois da primeira parte da AGO que concomitantemente encerrou o ciclo da AAEA, nomeou-se o novo presidente, vice-presidente, secretário e os membros do Conselho Fiscal, nomeadamente, a Dra. Assunção de Sousa, o Dr. Arcádio Miranda, o estudante de direito Hadler de Carvalho e os senhores Rodé Bongue e Luís Simões.

Com a nomeação dos membros da nova mesa da assembleia constituinte, aprovou-se por unanimidade a lista única para os órgãos sociais liderada pelo Dr. José Manuel Costa que foi aprovada por aclamação da maioria dos sócios e membros presentes. A direcção eleita por aclamação propôs a alteração, retificação e adopção de uma nova designação. De AAEA para AAEL ou seja, de Associação de Apoio ao Estudante Africano para Associação de Apoio ao Estudante Lusófono.

Os três mosquiteiros da AAEL. O Vice-Presidente Dr. Eduardo Kiesse, a Presidente da Assembleia Geral Dra. Assunção de Sousa e o Presidente da direcção Dr. José Manuel Costa

A proposta foi aceite pela presidência da mesa de assembleia e submetida à discussão do plenário. Após acesa e acalorada discussões entre as correntes que defendiam a continuidade e a marca da AAEA no contexto do associativismo africano em Portugal, sobretudo, nos anos 90 e a nova geração que defende a evolução para a AAEL, sob a argumentação de que o presente do associativismo consolida-se com a glocalização e neste caso especifico, avançar para uma Associação de Apoio ao Estudante Lusófono é mais representativo que a Associação de Apoio ao Estudante Africano porque não existe uma África, existem várias que a AAEA não abrange nos seus objetivos.

O força da razão venceu a razão da força e em uníssimo os sócios, membros e convidados saudaram a nova designação ou denominação da AAEA sem, no entanto, alterar o espírito, o âmbito, a natureza e a missão da AAEA que é a de valorizar os quadros africanos, apoiar e incentivar o regresso dos quadros aos países de origem, apoiar em bolsas de estudo, ajudar multiforme as comunidades em que estão inseridos incluindo nestes objetivos os restantes estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Vista parcial do plenário bastante concorrido

Finalmente e para evocação do salto qualitativo da AAEA para AAEL, as crianças, símbolo do futuro das nações lusófonas associaram-se a esta Assembleia histórica, de rotura e de continuidade, simultaneamente, e desfilaram com trajes africanos e dançaram para colorir o mosaico da diversidade que pinta o universo da Associação de Apoio ao Estudante Lusófono em Portugal.

Recorda-se que estiveram presentes como convidados, nesta magna Assembleia da Fusão, a Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão Dra. Fátima Campos, o Presidente da Associação de Apoio Sem Limites Dr. Jerónimo David, a Presidente da Associação de Eventos Culturais Africanos em Portugal Sra. Neusa Melo, a Presidente do Núcleo dos Estudantes Africanos da Faculdade de Direito de Lisboa, Gertrudes Turuta, esteve igualmente presente um dos membros da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Forense Dra. Lucília Lima, entre professores e académicos residentes em Portugal.

www.aaeacomunidades.wordpress.com

www.facebook.com/aaeac.associacao

Advertisements

Uma resposta a ASSEMBLEIA DA FUSÃO

  1. Caboco diz:

    Estamos juntos, a união entre nós será sempre mais forte, os objectivos serão alcançados e novos horizontes juntos alcançaremos. A realização desta Assembleia demostrou a verdadeira vontade e capacidade que nos une e o desejo que temos de dar em conjunto respostas as dificuldades dos estudantes lusófonos e as restantes comunidades. Ter estado presente nesta assembleia foi um grande privilegio e será sempre uma experiencia inesquecível. Esta equipe está parabéns…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: