1º Iniciativa do Projecto C*3 em Movimento – (Re) Descobrir Redes na Comunidade

 Na Associação de Moradores do Bairro das Calvanas e na Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar decorreram nos dias 18 e 20 de Julho respectivamente, entre as 10h e as 13h, um rastreio dirigido à  comunidade, em particular à população idosa,  realizado pela Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Lisboa.

 Este rastreio constituiu a primeira iniciativa realizada no âmbito do Projecto C*3 em Movimento – (Re) Descobrir Redes na Comunidade, cujas entidades supra mencionadas são promotoras e teve como principais objectivos sensibilizar a população residente de ambos os bairros para a importância do controle da Glicemia, Colesterol e Tensão Arterial, que neste tipo de população maioritariamente idosa muitas vezes é a maior causa de doença.

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas na Associação de Moradores do Bairro das Calvanas e 70 pessoas na Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar, maioritariamente
pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 90 anos de idade, do sexo feminino, sendo que também marcaram presença pessoas mais jovens entre os 20 e os 40 anos.

A principal causa que levam as pessoas a este tipo de rastreios é o facto de estarem numa idade muito propícia a esses problemas de saúde,  que muitas vezes estão interligados com outros  problemas,
nomeadamente circulatórios, cardíacos e pulmonares.

Segundo conversas informais que fomos tendo com algumas pessoas presentes no rastreio, as mesmas consideram que os rastreios são muitos importantes e que deveriam acontecer com mais frequência, pois são uma forma de avaliar o seu estado de saúde. Por outro lado, as pessoas presentes pensam que se deveria fazer outro tipo de rastreios nomeadamente rastreios auditivos e oftalmológicos e exames aos pulmões e ao coração.

Para terminar podemos afirmar que esta acção decorreu dentro do esperado sem grandes contratempos o que nos permitiu atingir os resultados esperados! Contamos organizar mais rastreios e que tenham tanto ou maior afluência como estes tiveram!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: