Vereadora Helena Roseta elogia Alta de Lisboa

A vereadora Helena Roseta não deixou de elogiar a Alta de Lisboa pela sua dinâmica participativa. Confidenciou a sua admiração pela coesão e trabalho em rede que AL vem demonstrando nos últimos anos. Como não podia deixar de ser o presidente da AAEAC – Associação de Apoio ao Estudante Africano e Comunidade Dr. José Manuel Costa, atribuiu o sucesso da Alta de Lisboa ao K´cidades e ao dinamismo criativo da sua líder Dra. Mónica Mascarenhas.

Estou convencida que o BIP/ZIP vai ser um sucesso, confio no vosso trabalho.

Recordamos que os BIP/ZIP abrangem 34 freguesias, foram identificados em função da necessidade de melhoria do ambiente urbano e das condições de vida dos cidadãos, já que são marcados por carências sociais, degradação de casas e abandono do espaço urbano. Os parceiros dos 33 projectos vencedores do programa de apoio a bairros e zonas de intervenção prioritária (BIP/ZIP) envolveram um investimento de um milhão de euros. Ao todo foram apreciadas e pontuadas 77 candidaturas, que totalizavam mais de 2,5 milhões de euros, verba bem acima do milhão disponível no orçamento camarário para os BIP/ZIP.

Finalmente e para conhecimento, eis as linhas gerais e de força que validaram a prossecução dos BIP/ZIP; Fomentar a cidadania activa, a capacidade de auto-organização e a procura colectiva de soluções, através da participação da população na melhoria das suas condições de vida; Contribuir para uma imagem positiva destes espaços, por forma a permitir e reforçar a sua integração harmoniosa na cidade, sem discriminações no acesso aos bens e serviços a todos são devidos; Criar um clima favorável ao empreendedorismo e à capacidade de iniciativa local entre outros.

O objectivo é que estes bairros sejam alvo de pequenas intervenções, que podem ir da colocação de iluminação à limpeza de grafite, ao longo de uma década, pelo que o conceito de BIP/ZIP foi introduzido na proposta do novo Plano Director Municipal. O programa prevê a ajuda a projectos que se insiram numa de três tipologias definidas: intervenções pontuais (com apoio máximo até 5.000 euros), serviços à comunidade (até 25.000 euros) e pequenos investimentos e acções integradas (até 50.000 euros).

A Alta de Lisboa teve uma participação de luxo e em peso. O secular edifício da CML foi pequeno para albergar a grande delegação da AL. Estamos todos de parabéns e connosco o nosso território. Agora… mãos à obra!

2 respostas a Vereadora Helena Roseta elogia Alta de Lisboa

  1. Jonas Malheiro diz:

    Parabéns, caro Dr. José Manuel Costa, pelo excelente trabalho. Um abraço. JM

  2. Mónica Mascarenhas diz:

    Caro Costa,

    Agradecemos a simpatia mas não podemos ficar com os louros alheios…😉

    Os responsáveis pelo sucesso da Alta de Lisboa, do trabalho em rede e comunitário são os parceiros que aqui operam, as associações, instituições, organizações de base local, empresas, grupos, …

    Os protagonistas são as mulheres e homens que voluntaria ou profissionalmente participam no desenvolvimento deste território e contribuem, com a sua criatividade, capacidade, dinamismo e conhecimento das necessidades e potencialidades desta comunidade para o seu bem comum e melhoria da sua qualidade de vida. Bem hajam!!

    Como colaboradores do Programa K’CIDADE temos a felicidade de trabalhar em parceria convosco. A equipa K’ é de facto empenhada, dinâmica e criativa, estando todos os seus elementos em igual destaque, somos uma equipa🙂

    É um privilégio partilhar convosco desafios, sonhos e [si]energias para o desenvolvimento local e a valorização da participação cidadã!

    Abraço, Mónica Mascarenhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: