O meu Bairro é a minha Cara: aconteceu fase 1!


No âmbito do projecto “ O meu Bairro é a minha Cara”, que visa a alteração de comportamentos e reforço de identidade dos moradores com o seu bairro, teve lugar no dia 13 de Maio de 2011 (manhã e tarde), a limpeza e recolha de lixo de diversas zonas residenciais, na Alta de Lisboa. Esta iniciativa contou com o apoio da CML através do seu departamento de Higiene Urbana, DHURS, que disponibilizou diversos técnicos e materiais de limpeza (20 vassouras e 10 carros do lixo) . O transporte dos materiais foi também garantido pela DHURS, que orientou também as nossas actividades (foto 1).

As zonas intervencionadas foram o Bairro da Cruz Vermelha, a Av. Carlos Paredes, a Alameda da Música, a Rua Tito de Morais, A Rua Vasco da Gama Fernandes e a zona do Bairro das Calvanas. Todos os Bairros contaram com a participação e empenho de alguns moradores e diversos técnicos de inúmeras Instituições que trabalham na Alta de Lisboa. Foram os jovens quem mais demonstrou interesse em participar na limpeza do seu bairro (foto com os jovens).

A Polícia Municipal, a partir das 10:00h aproveitou para sensibilizar as crianças do CAI e CPS da SCML no sentido de incutir esta ideia da preocupação com o espaço público e civismo, nos mais pequenos (3-5 anos). As crianças ficaram a saber que o espaço público é de todos; que devem reciclar o lixo; que não devem deitar papéis no chão; que devem apanhar os dejectos dos seus animais quando os passeiam na rua; que a praia no verão é muito mais agradável quando está limpa e que as beatas não devem ser atiradas para o chão.

Esta acção foi ministrada pela oficial de polícia Sandra e pelo agente Géu. A PM também abordou situações de aliciamento às crianças por parte de estranhos, nomeadamente através de rebuçados ou outras formas, e possíveis formas de reacção. O objectivo foi também demonstrar que a polícia se encontra mais próxima dos cidadãos, desmistificando a ideia de intervenção apenas para fins de investigação criminal.

Os resultados desta acção podem verificar-se nas zonas intervencionadas (FOTOS ANTES E DEPOIS) Nos próximos dias 18,19 e 20, dar-se-á continuidade a esta iniciativa através da pintura de zonas vandalizadas com graffitis. Esperamos poder contar convosco!

Legendas das Fotografias:

FOTO 1 – Os auxiliares operacionais que nos apoiaram e deram concelhos muito interessantes como: não apanhar nada do chão com as mãos; como utilizar as vassouras de
rua; como apanhar os diferentes tipos de lixo

FOTO2; FOTO 2A; FOTO 2B – Jovens a limpar as ruas

FOTO3 – crianças na acção de sensibilização da Polícia

Uma resposta a O meu Bairro é a minha Cara: aconteceu fase 1!

  1. Veronica diz:

    Maravilha…está muito bom…obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: