Bullying – Sessão de esclarecimentos na Alta de Lisboa pela Policia Municipal de Lisboa

No dia 15 de Fevereiro, às 19:15h, foi realizada uma sessão de esclarecimentos sobre bullying, na Alta de Lisboa. Esta iniciativa promovida pelo Judo Clube de Lisboa em colaboração com a Polícia Municipal de Lisboa, integrada nas actividades do Grupo da Escolaridade (do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, contou com a presença de mais de 70 crianças e adolescentes, e com cerca de 6 pais, alguns professores e assistentes sociais. A sessão decorreu nas instalações da pista atletismo. A Policia Municipal de Lisboa (PML), representada pelo 2º Comandante, o Subintendente Manuel Lopes Rodrigues; pela psicóloga Cláudia Santa Cruz; e pela socióloga Mónica Diniz, começou a sessão por questionar este fenómeno, que sempre existiu, mas que tem vindo a assumir novos formas de actuação, bem como um protagonismo de destaque na comunicação social.

Comandante Manuel Rodrigues

O Subintendente Manuel Lopes Rodrigues, para além de apresentar o conceito e apelar aos contributos dos jovens, no sentido de aferir os conhecimentos sobre este fenómeno, apresentou inicialmente a missão da PML e objectivos principais.

Pelas intervenções dos convidados constatou-se que a maioria dos jovens associa ao bullying, a agressão física com violência assim como: “pontapés” e “murros”. Alguns jovens mencionaram que a melhor forma de combater este fenómeno seria através de: queixas aos funcionários da escola, ou solicitando ajuda dos pais para intervir, também com violência, contra os agressores. Nesta sessão, os jovens ficaram também a saber que a polícia; os funcionários; os professores; os pais e educadores podem e devem apoiar as vítimas, no sentido de ajudar a resolver o problema.

Cláudia Santa Cruz – Psicóloga PML

A PML está de parabéns pela forma como liderou a sessão, com um significativo número de jovens entre aproximadamente os 8 e os 20 anos, sendo avaliada pelos convidados como bastante positiva. Os jovens receberam no final, um folheto e um contacto magnético da PML, bem como o número de emergência para apoio a situações de bullying.

Avaliação de alguns participantes: desde muito fraco em baixo, ao muito positivo no topo da árvore

O Judo Clube de Lisboa, através da Luísa Caldeira, pela promoção desta iniciativa e apoio logístico prestado, merece também um agradecimento especial. A sessão terminou às 20:30h, e aqueles que estiveram presentes ficaram certamente com a noção que este fenómeno tem consequências negativas, quer para as vítimas, como para os próprios agressores, que se podem reflectir para o resto da vida; que é condenável; e que podem pedir ajuda também à polícia municipal.

16 de Fevereiro, Grupo da Escolaridade (GCAL)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: