IV Sessão Pública do GCAL

Decorreu no dia 8 de Julho, a IV Sessão Pública do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, a qual contou com a participação de mais de 140 convidados, representando várias associações e instituições locais e/ou nacionais (cerca de 59 entidades), públicas, privadas e do denominado 3º sector. A Avaliação que os participantes fizeram foi bastante positiva no sentido do contributo para uma maior reflexão acerca dos processos de desenvolvimento comunitário.

O tema em mesa foi “Ingredientes para Projectos Comunitários de Sucesso”, segundo o qual a Comissão Organizadora, este ano quase exclusivamente composta por Associações de Base Local da Alta de Lisboa, utilizou a metáfora da Cozinha durante toda a sessão e decoração. A sessão tinha como objectivo conhecer outras experiências comunitárias e que obstáculos e sucessos tinham obtido, de forma a que a IV Sessão Pública pudesse ser um contributo para a replicação de boas práticas e da reflexão dos seus membros, assim como dos convidados presentes.

Depois da recepção aos convidados, deu-se início a uma breve referência ao percurso do GCAL nos anos anteriores, seguindo-se uma Apresentação dos Projectos do GCAL no ano lectivo 2009/2010, apresentando-se ainda um filme ilustrativo dos mesmos – O Meu Bairro é a Minha Cara e Desejos ao Alto. A esta apresentação se juntaram outras três, tendo sido descritos, pelos respectivos Oradores Convidados, quais os ingredientes considerados fundamentais para o sucesso dos seus projectos. Foram deste modo descritos os elementos que da melhor forma contribuíram para que o Projecto Liga-te da Ameixoeira (Leonor Gomes da Easy Bus e Vera Wemen do E-Beleza), o Projecto Escola Aberta à Comunidade do Agrupamento de Escolas da Apelação (Felix Bolaños) e o Projecto Bairros Críticos do Vale da Amoreira (Augusto Sousa e Luísa Brito), obtivessem os resultados que actualmente apresentam, nomeadamente ao nível da rede de parcerias, do trabalho integrado num território, da abertura à comunidade e do empreendedorismo.

No final das apresentações, deu-se abertura ao Cofee-Break, no qual todos tiveram a oportunidade de ver uma exposição do trabalho de todos os sub-grupos do GCAL, nomeadamente Grupo da Escolaridade, Grupo da Empregabilidade, Grupo da Segurança e Grupo da Comunicação e Comissão Coordenadora, assim como as fotografias do Meu Bairro é a Minha Cara.

Seguiu-se a segunda parte, na qual ocorreu um debate sobre quais os ingredientes essenciais para a realização de Projectos Comunitários de Sucesso, no qual todos os convidados participaram ao escrever num papel a sua opinião, que veio a ser lida pelo Dr. João Menezes – Director Municipal de Acção Social da CML – para dar início a uma reflexão acerca do papel da Sociedade Civil e do Estado na luta contra a Exclusão Social no actual contexto de crise que se vive. Esta introdução foi seguida de um debate acerca deste enquadramento geral, assim como das particularidades dos projectos apresentados que mais interesse suscitaram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: